Parents (Portuguese)

Fruta e vegetais: ensine-os a gostar

3 boas razões para gostar de fruta e vegetais:

♦ Dão cor, textura e sabores variados às refeições.
♦ Apresentam um elevado teor em vitaminas, minerais e fibra.
♦ Podem proteger das doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro.

“ A fruta e os vegetais são essenciais para a saúde e para o crescimento das crianças.”


Quando o seu bebé se consegue sentar corretamente e está pronto para provar novos sabores,  os vegetais são excelentes primeiros alimentos.

O que acontece quando o bebé experimenta um novo sabor?

Provavelmente verá algumas expressões faciais estranhas quando o seu bebé experimentar um novo sabor. Esta reação não significa necessariamente que ele não gosta. O ser humano nasce com uma preferência para o sabor doce e precisa aprender a gostar dos sabores amargo e ácido. Muitas vezes a reação estranha acontece simplesmente porque o bebé está surpreendido com um sabor menos familiar.

“Expressões faciais de desagrado podem significar que o bebé está a descobrir um novo sabor.”

5 Dicas para o sucesso na introdução de vegetais

Seja persistente
Se o seu bebé não gostar de um vegetal da primeira vez que o oferecer, tente que ele o experimente novamente num curto espaço de tempo. Depois de várias tentativas, certamente que o comerá com prazer. Insista até 8-10 vezes durante várias semanas para se certificar que tem sucesso.
Ofereça um vegetal de cada vez, de modo a que o seu bebé se habitue a sabores isolados.

“A persistência é a chave para que o seu bebé goste de fruta e vegetais”

Ofereça fruta e vegetais variados
É muito importante que o seu bebé experimente diferentes sabores pois isso levará à aceitação de novos e diferentes alimentos a curto prazo e anos mais tarde. Tente dar-lhe algo diferente a maioria dos dias, mas não se esqueça de repetir alimentos que ainda não foram aceites.

“O período de diversificação alimentar constitui uma “janela de oportunidades” em que a criança está recetiva a aceitar uma variedade de alimentos com sabores, texturas e aromas diferentes.”


Seja um modelo a seguir
Como pais, para além de responsáveis pelos alimentos que disponibiliza à criança, pode influenciar o comportamento alimentar do seu filho dando um bom exemplo ao comer os alimentos que promove. Se um vegetal lhe é menos familiar, experimente-o regularmente e aprenderá a apreciá-lo. Tente fazer a maioria das refeições com os seus filhos e expresse o quanto gosta de comer vegetais. Não se esqueça que uma ação vale mais que muitas palavras e eles estão de olho em si!

“Seja um exemplo a seguir! Você é o primeiro e mais importante modelo para o seu filho”

Tente relaxar
A melhor forma de promover o consumo de vegetais, para além de os disponibilizar, é tornar as suas palavras coerentes com as ações, agindo como um modelo. Tente evitar o uso de pressão ou chantagem para conseguir que a criança coma determinados alimentos. Continue a oferecer um vasto leque de alimentos e é mais provável que o seu filho venha a ter uma alimentação variada. Uma vez que o apetite varia de dia para dia, respeite os sinais de fome e saciedade que as crianças evidenciam e deixe que também tenham uma palavra na quantidade de alimentos que consomem. Está assim a contribuir para o desenvolvimento de uma relação saudável com os alimentos.

“Um controlo demasiado rígido pode ter consequências negativas no comportamento alimentar da criança.”

   Deixe-os envolver
À medida que as crianças crescem, por volta dos 2-3 anos, é provável que recusem e se tornem mais seletivas relativamente a determinados alimentos. O mais cedo possível, tente envolvê-las nas tarefas de preparação de alimentos e verá que terão mais interesse em comer aquilo que criaram. Experimente seguir as seguintes dicas:
·    Corte fruta e vegetais com formatos engraçados.
·    Decore refeições com caras e outras formas feitas com fruta e vegetais.
·    No supermercado, permita que escolham uma nova peça de fruta ou vegetal para provar.
·    Deixe-os preparar folhas de vegetais para saladas ou sandes.
·    Ajude-os a plantar um vegetal e responsabilize-as por ele. Não se esqueça que quase tudo o que cresce numa horta pode crescer num vaso.

“Atividades que estimulem o contacto com os alimentos promovem a sua aceitação.”

O projeto HabEat pretende compreender como os hábitos alimentares são formados e como podem ser alterados em bebés e crianças. Até Dezembro de 2013 serão divulgados mais resultados do projeto.
Leia mais sobre o projeto: HabEat Newsletters